Instituições de ensino visitam o Fundecitrus para firmar parcerias para uso de equipamento multiusuários
O Laboratório de Química do Fundecitrus recebeu, recentemente, duas visitas de pesquisadores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), de Piracicaba/SP, com o objetivo de firmar parcerias para uso do cromatógrafo gasoso GC-MS/MS, um equipamento de alta tecnologia em análises químicas, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
Durante as visitas, os pesquisadores estavam acompanhados pelos professores da ESALQ Dr. Sérgio F. Pascholati, que realizou experimentos no GC-MS/MS para a identificação de moléculas de fungos fitopatogênicos, e do professor Dr. Jorge A. M. Rezende, que pretende compreender a preferência de pulgões, vetores do vírus do endurecimento dos frutos do maracujazeiro, por plantas sadias e infectadas com esse vírus.
O equipamento foi concedido na modalidade multiusuário (EMU) para auxiliar nas pesquisas desenvolvidas pelo Fundecitrus, que buscam aprimorar as técnicas de manejo integrado para controle do greening, um projeto de pesquisa Temático da Fapesp que está em desenvolvimento desde 2019.
De acordo com o pesquisador do Fundecitrus Rodrigo Facchini Magnani, o equipamento está disponível para ser usado por outras instituições, para desenvolvimento de novas pesquisas. “O cromatógrafo tem nos auxiliado em um projeto temático da instituição para controle do grenning e, também, nos dá suporte em projetos para outras pragas e doenças da citricultura. Além disso, está disponível para ser usado por outras instituições.”
“Esse equipamento é de grande importância para as pesquisas que são desenvolvidas em todo Brasil. Além de contribuir com a citricultura, um equipamento dessa grandeza beneficia a ciência brasileira para o desenvolvimento de suas pesquisas”, finaliza.
Para as instituições públicas e privadas interessadas em usar o equipamento, é necessário agendar os experimentos no site do Fundecitrus, em: https://www.fundecitrus.com.br/emu. O usuário será credenciado pelo Fundecitrus mediante comprovação da necessidade do uso do equipamento multiusuário.