Plano de Gestão de Equipamento Multiusuário FAPESP
EMU Concedido no Processo 2017/21460-0: Cromatógrafo Gasoso acoplado a um detector de Espectrometria de Massas Triploquadrupolar Sequencial (GC-MS/MS)
Cromatógrafo gasoso acoplado a um detector de espectrometria de massas com dessorção térmica (TD-GC-MS/MS), Thermo Scientific TSQ 9000 e Markes UNITY-xr (Fapesp/Fundecitrus).
O equipamento multiusuário (EMU) cromatógrafo gasoso acoplado a um detector de espectrometria de massas triploquadrupolar sequencial - GC-MS/MS - Thermo Scientific TSQ 9000 (https://bv.fapesp.br/en/auxilios/104410/multi-user-equipment-approved-in-grant-201721460-0-gas-chromatography-coupled-with-triple- quadrupole/), está instalado no Fundo de Defesa da Citricultura – Fundecitrus, Araraquara, São Paulo. Ao GC-MS/MS também foi acoplado o equipamento Dessorvedor Térmico (TD), Markes UNITY-xr, de propriedade do Fundecitrus, utilizado para a inserção de compostos orgânicos voláteis ao GC-MS/MS. O EMU TD- GC-MS/MS tem por objetivo principal realizar os experimentos do projeto temático ao qual foi concedido (https://bv.fapesp.br/en/auxilios/104409/measures-for-reducing-primary-infections-in-the-integrated-management-of-huanglongbing-in-sao-paulo-/) e atender à demanda de experimentos da instituição, além de, mediante a disponibilidade do equipamento, dar a oportunidade aos usuários de instituições públicas e privadas de obterem seus dados experimentais no EMU.
O funcionamento do EMU é garantido pela equipe composta por um coordenador, pesquisador com expertise na área de espectrometria de massas, e uma colaboradora do Fundecitrus com experiência na operação do TD-GC-MS/MS, que é a operadora exclusiva do equipamento na condução dos experimentos externos.
Os usuários deverão agendar os seus experimentos no EMU de acordo com a disponibilidade do equipamento e diretamente com a operadora, exclusivamente pelo e- mail tatiana.mulinari@fundecitrus.com.br. Ela auxiliará o usuário quanto ao preparo de amostras, possibilidades/especificidades de aplicações do TD-GC-MS/MS na obtenção dos resultados e a contrapartida ao uso do equipamento.
O usuário do EMU será credenciado pelo Fundecitrus mediante comprovação da necessidade do uso do TD-GC-MS/MS, através da apresentação do projeto de pesquisa vigente, financiamento por órgãos de fomento e demais atividades pertinentes ao uso do equipamento. O prévio preparo de amostras será de responsabilidade do usuário – a estrutura do Fundecitrus contemplará etapas mais simples, como eventuais diluições e preparo de padrões. Assim, o EMU será utilizado principalmente para a obtenção dos dados da amostra já preparada e trazida pelo usuário. O processamento dos cromatogramas e espectros de massas gerados, bem como o tratamento dos dados serão de responsabilidade integral do usuário. Experimentos que caracterizam validações de metodologias analíticas serão evitados no EMU, por serem experimentos que demandam longos períodos de uso do equipamento, o que comprometeria a distribuição de horários para outros usuários obterem os seus dados.
Dr. Rodrigo Facchini Magnani
Pesquisador Científico - Químico
Coordenador do EMU
Tatiana Aparecida Mulinari Braghini
Colaboradora Especialista na Operação do TD-GC-MS/MS