Controle Químico
As aplicações de defensivos devem ser feitas a partir do monitoramento, sobretudo entre o final do inverno e primavera, que caracterizam as épocas de surtos vegetativos.
Vários produtos são indicados para controle do psilídeo. É necessário escolher produtos que façam parte da ProteCitrus (Produtos para Proteção da Citricultura), que contém os defensivos em conformidade com a legislação internacional – consulte: https://www.fundecitrus.com.br/protecitrus.
Para informações sobre a eficácia dos produtos consulte o Guia de controle de pragas e doenças.
ANTES DO PLANTIO
Aplicação de inseticida sistêmico de um a cinco dias antes da saída da muda do viveiro. Volume de aplicação de 50 mL/muda.
POMAR ACIMA DE 3 ANOS
Realizar pulverização em intervalo de 7 a 14 dias, principalmente em talhões localizados na borda da propriedade. Pulverizar com volume de, no mínimo, 25 mL de calda/m³ de copa para intervalos de até 7 dias, e, para intervalos superiores, no mínimo 40 mL de calda/m³ de copa, com velocidade de até 7 km/h.
ATENÇÃO: respeitar período de carência dos produtos e não pulverizar neonicotinoides durante o período da florada.
POMAR DE 0 A 3 ANOS E REPLANTAS
Aplicação de inseticida sistêmico (drench e/ou tronco) + inseticida foliar (pulverização), principalmente no início do período de emissão de fluxos vegetativos (maior população do psilídeo e plantas mais suscetíveis à inoculação da bactéria). Usar o sistema de Alerta Psilídeo (monitoramento psilídeo) para indicar os locais da propriedade onde a frequência de controle deve ser maior.
INSETICIDA FOLIAR: Realizar pulverização em intervalo de 7 a 14 dias, principalmente em talhões localizados na borda da propriedade. Pulverizar com volume de, no mínimo, 25 mL de calda/m³ de copa para intervalos de até 7 dias, e, para intervalos superiores, no mínimo 40 mL de calda/m³ de copa, com velocidade de até 7 km/h.
INSETICIDA SISTÊMICO (DRENCH E TRONCO): aplicar de 3 a 4 vezes/ano, principalmente no início dos fluxos vegetativos. Normalmente, entre o fim do inverno e início da primavera (1ª aplicação), no início do verão (2ª aplicação) e no final do verão (3ª aplicação). Uma aplicação adicional (4ª aplicação) pode ser realizada no outono, preferencialmente, por meio de aplicação no tronco, devido à baixa umidade no solo. Drench, volume de aplicação de 100 a 500 mL/árvore (de acordo com tamanho da planta).
ATENÇÃO: O uso de inseticidas sistêmicos não exclui a necessidade de aplicações com inseticidas foliares.