Apresentação
O censo da citricultura e a estimativa de safra desenvolvidos pelo Fundecitrus têm impactos benéficos que ultrapassam as fronteiras das fazendas e colabora com toda a comunidade citrícola, uma vez que passam dados confiáveis sobre o setor.
Os resultados da Pesquisa de Estimativa de Safra – PES dão a real dimensão da citricultura e contribuem com o planejamento do futuro do setor e para que a cultura se mantenha como uma das mais importantes social e economicamente do estado de São Paulo, devido ao alto índice de geração de emprego e renda.
Anualmente, os agentes de pesquisa do Fundecitrus visitam propriedades do cinturão citrícola para coletar informações sobre o número de árvores produtivas e improdutivas, áreas irrigadas, variedades cultivadas, idade, quantidade de plantas, novos plantios ou erradicações.
A partir dos resultados, é possível fazer um planejamento mais adequado da produção e comercialização dos produtos que têm a laranja como matéria prima.
O método estatístico utilizado no censo e na previsão de safra do Fundecitrus é inédito. É resultado de uma junção do que de melhor era feito pelas indústrias de suco em seus próprios censos e previsões, desde 1987.
O aperfeiçoamento do método contou com a assessoria do departamento de Estatística da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Universidade Estadual Paulista (UNESP/FCAV).
Os resultados da estimativa da safra são divulgados todo mês de maio, com reestimativas em setembro, dezembro e fevereiro, após acompanhamento do desenvolvimento dos frutos nos pés de laranja. O fechamento da safra é em abril, quando também é divulgado o tamanho dos frutos e a taxa de queda da safra.
O trabalho é desenvolvido em parceria com a Markestrat, FEA/USP, UNESP/FCAV e acompanhado por um comitê formado por citricultores e representantes de empresas de suco.