Haroldo Xavier Linhares Volpe
haroldo.volpe@fundecitrus.com.br
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - FCAV/Unesp, mestrado e doutorado em Agronomia/Entomologia Agrícola pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias de Jaboticabal - FCAV/Unesp e pós-doutorado pelo Fundo de Defesa de Citricultura - Fundecitrus. Tem experiência na área de agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola atuando principalmente nos seguintes temas: Táticas para o manejo integrado, controle biológico, comportamento e ecologia química do psilídeo Diaphorina citri, inseto vetor da bactéria Candidatus Liberibacter spp., que causa o greening (huanglongbing/HLB), a pior doença da citricultura na atualidade. Atualmente é pesquisador científico do Fundecitrus e professor no MasterCitrus - Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros do Fundecitrus.
Principais linhas de pesquisa:
Repelentes e atrativos de Diaphorina citri: nessa linha, os compostos ácido acético, fórmico e propiônico são atrativos ao psilídeo. Formulações estão sendo validadas no campo, para incrementar a atratividade de cartões adesivos amarelos. Para repelentes, o composto trans-cariofileno foi validado como repelente ao psilídeo.
Controle biológico de Diaphorina citri com o uso de Tamarixia radiata, inimigo natural do psilídeo: nessa linha de pesquisa, foi determinada a densidade de liberação de parasitoide e a distância entre os pontos de liberação do parasitoide. A metodologia de liberação estabelecida está sendo validada para o Norte, Centro e Sul do estado de São Paulo.
Controle comportamental de bicho-furão-dos-citros: pretende-se avaliar doses de liberação de feromônio sexual para confundimento de machos.
ver currículo