Treinamento online orienta sobre monitoramento do psilídeo
O Fundecitrus realizou, na manhã desta segunda-feira (30), um treinamento online para fiscais e técnicos da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação do Rio Grande do Sul. O momento contou com a presença de 60 fiscais e técnicos e teve como objetivo explicar para os profissionais da região sobre o comportamento do psilídeo e, consequentemente, do greening.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Arthur Tomaseto afirma que os profissionais que participaram puderam compreender com mais profundidade o manejo do psilídeo. “A doença ainda não foi relatada por lá, mas ela está no Paraná, no Uruguai, Argentina e Santa Catarina, com proximidade do Rio Grande do Sul, e isso deixa eles bastante preocupados e, por isso, começaram um monitoramento do inseto em áreas de quintais”, explica Arthur.
Arthur também explica que a experiência do Fundecitrus no manejo do greening foi de muita importância para os profissionais presentes. “Eles precisam conhecer o psilídeo, saber o que é o greening, pra estarem preparados caso a doença apareça por lá. Por isso, foi muito importante passar o panorama do greening e também os locais em que a doença está presente”, reforça.
Por fim, o engenheiro-agrônomo também conta que as técnicas de utilização da armadilha de adesiva amarela para monitoramento do psilídeo foi um dos assuntos abordados durante o treinamento. “A correta instalação da armadilha, o posicionamento ideal e a maneira de utilizá-la também é um fator importante no monitoramento que eles estão fazendo no estado, e pudemos passar esse conhecimento para os que estavam presentes”, ressalta Arthur.