Tecnologia a serviço da água: Pesquisador José Galizia Tundisi fala sobre a importância para a eficiência hídrica dos sistemas agrícolas
Especialista em gestão de recursos hídricos reforça importância da otimização do uso da água para sistemas agrícolas mais eficientes e sustentáveis
A agricultura responde por cerca de 70% do consumo mundial de água, de acordo com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura. Nesse sentido, a boa gestão para o uso racional do recurso é fundamental para uma produção de alimentos sustentável.
Em entrevista à revista Citricultor, o pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE) José Galizia Tundisi fala sobre o papel da ciência e da tecnologia para a eficiência hídrica dos sistemas agrícolas. Professor do IEA-USP e da UFSCar, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e com mais de 30 livros publicados sobre a água, seu bom uso, preservação e recuperação, Tundisi é reconhecido como um dos maiores especialistas do mundo no gerenciamento de recursos hídricos.
O ano de 2020 registrou uma seca histórica para a citricultura de SP e MG, que, associada às altas temperaturas, provocou muitos danos, como morte de plantas e estimativa de redução de 30% da safra de laranja 2020/21. Há uma tendência de aumento desses eventos? Como a atividade humana impacta?
Sim, há uma tendência de aumento desses eventos porque eles estão relacionados com as mudanças globais em curso. Pode piorar. A atividade humana impacta devido à emissão de gases de efeito estufa, que provocam o aquecimento, secas e grandes precipitações. O desmatamento também contribui.
Diante da necessidade de produzir mais alimentos com menos recursos, como otimizar o uso da água?
O uso da água na agricultura pode ser otimizado com a implantação de projetos tecnológicos e controle automático das quantidades necessárias do recurso para irrigação. Grande economia de água pode ser feita com o uso da tecnologia da informação na agricultura. Isso está acessível no Brasil.
Um estudo do Fundecitrus identificou que as propriedades citrícolas de SP e MG possuem 1 hectare de floresta preservada para cada 2,5 hectares com plantio de citros. Qual a importância dessas áreas?
A preservação de florestas com espécies nativas é fundamental, pois elas conservam mananciais e quantidades apreciáveis de água, mantêm a biodiversidade e criam um ajuste muito saudável e importante entre a produção agrícola e a proteção dos recursos hídricos. Para a produção sustentável de alimentos, é fundamental.
Em muitas cidades do interior paulista é possível verificar que rios importantes hoje apresentam nível de água bastante inferior ao de décadas atrás. O que pode ser feito?
A diminuição da vazão dos rios e do volume de água tem várias causas: mudanças globais e aquecimento, com maior evaporação; usos múltiplos da água, que diminuem os estoques e os volumes naturais; e desmatamento, com diminuição da recarga de mananciais. Reflorestamento, diminuição dos volumes utilizados e controle da demanda são iniciativas importantes para corrigir o problema.
Em 2020, o desmatamento da Amazônia voltou a crescer: de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, de agosto de 2019 a julho de 2020 foram desmatados 11.088 km², maior índice desde 2008. Qual a relação e importância da região para as chuvas no sudeste?
A Floresta Amazônica é um atrator de umidade do Oceano Atlântico, e, portanto, o volume de chuvas na região é imenso. Ela tem um papel fundamental, pois através de um processo denominado “rios voadores” esta umidade é transportada para o Sudeste e, dessa forma, parte fundamental do ciclo da água nesta região tem origem na umidade transportada. Com o extenso desmatamento, há o risco de diminuir o volume de precipitação no Sudeste.
Nos últimos anos, muitos trabalhos do Fundecitrus buscaram tornar a produção mais sustentável e reduzir o uso de água. Em relação há dez anos, o controle do psilídeo é feito com até 70% menos água e produto. Sistemas de previsão da ocorrência de doenças e monitoramento populacional de pragas têm permitido reduzir aplicações e a quantidade de água. Qual a importância dessas iniciativas para uma agricultura mais eficiente e sustentável?
Essas iniciativas têm um valor inestimável para que a agricultura seja mais eficiente e sustentável. Esses resultados e ferramentas mostram a importância da aplicação de ciência e tecnologia nos sistemas agrícolas.