Syngenta vai apoiar o Alerta Fitossanitário
O Fundecitrus e a Syngenta fecharam, nesta quinta-feira (26), um acordo de parceria para manter e ampliar o Alerta Fitossanitário - Psilídeo e para a realização de ações de educação fitossanitária para os citricultores.
De acordo com o presidente do Fundecitrus, Lourival do Carmo Monaco, a parceria irá acelerar a obtenção de resultados em ações que ajudem o citricultor a cuidar do seu pomar. "Nossa missão é buscar maneiras de dar as respostas que o citricultor precisa de forma ágil, conjunta e sustentável", afirma.
A Syngenta recebeu o selo de Empresa Amiga da Citricultura, uma iniciativa do Fundecitrus para valorizar as empresas que apoiam as ações coletivas e de sustentabilidade e que beneficiam a cultura de citros.
"O Fundecitrus é uma das instituições mais importantes da citricultura e faz pesquisa preocupada com a sustentabilidade. A Syngenta acredita que essa parceria irá trazer resultados importantes. Acreditamos no manejo regional e no uso correto e seguro dos produtos. O caminho é esse", afirma o Desenvolvimento Técnico de Mercado da Syngenta, Thales Barreto
O Alerta Fitossanitário é um sistema de aviso aos produtores sobre o melhor momento de controlar o psilídeo, inseto que transmite o greening (Huanglongbing/HLB). O sistema está instalado nas regiões de Avaré, Santa Cruz do Rio Pardo, Bebedouro e Araraquara com 9 mil pontos de monitoramento que abrangem 56 milhões de plantas, em 126 mil hectares, distribuídos por 65 municípios.