Meu fundecitrus

Comunicação

Sistema de previsão da podridão floral está mais dinâmico e intuitivo

O Sistema de previsão da podridão floral, desenvolvido pelo Fundecitrus em parceria com a Esalq/USP e a Universidade da Flórida, foi atualizado. As mudanças permitem que o usuário usufrua da ferramenta de forma mais dinâmica e intuitiva pela criação de novas abas, campos e formas de visualizar os dados.

Dentre as mudanças, a partir de agora, a previsão de chuva e o risco de podridão floral para os locais onde as estações meteorológicas estão instaladas valerão para os próximos três dias, ajudando o citricultor no planejamento das ações de manejo. Além disso, o usuário poderá selecionar as estações favoritas e receber os seus alertas de riscos de forma agrupada por e-mail. Todas as melhorias são apresentadas nesse vídeo tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=j2S6OM6c-D0.

A ferramenta tem sido essencial para a otimização do manejo da podridão floral nas últimas safras. “O sistema tem ajudado os citricultores a reduzir os custos de controle em até 75%, fator que tem contribuído para mitigar os impactos ambientais”, diz o pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Jr., responsável pelo sistema.

O Sistema de previsão da podridão floral é gratuito. Para ter acesso, o citricultor pode ligar para 0800 110 2155 ou entrar em contato com com o engenheiro agrônomo do Fundecitrus responsável por sua região.