Simpósio MasterCitrus reúne 120 pessoas no Fundecitrus
O IV Simpósio MasterCitrus (mestrado profissional em Controle de Doenças e Pragas dos Citros) realizado, nesta sexta-feira (2), reuniu 121 pessoas no Fundecitrus, em Araraquara, entre citricultores, engenheiros agrônomos, pesquisadores e estudantes interessados nos resultados das pesquisas dos alunos.
O evento foi organizado em dez palestras curtas sobre pesquisas relacionadas ao controle de psilídeo Diaphorina citri, manejo de HLB (huanglongbing/greening), podridão floral, pinta preta, leprose e cancro cítrico.
Entre os temas abordados nas apresentações estão a eficácia da pulverização eletrostática para o controle de psilídeo; os benefícios das medidas de manejo de HLB dentro e fora das propriedades; a relação entre os danos causados pela pinta preta na eficiência do controle químico da doença e a influência do tamanho das lesões de cancro cítrico e da época de surgimento do primeiro sintoma na queda prematura de frutos de laranja.
O gerente agrícola José Batista veio de Casa Branca para ter acesso ao conhecimento e aplicá-lo na propriedade em que trabalha. “Vim buscar informações e estou satisfeito. Os resultados apresentados foram práticos e conseguirei levar para a fazenda”, diz.
Além das palestras, também houve a premiação dos melhores alunos do Ciclo 4 Rodrigo Sousa Sassi e Marcio Augusto Soares. “Foi uma surpresa muito boa. É resultado do esforço e da dedicação ao longo do mestrado”, afirma Sassi. Marcio Soares reforçou o diferencial do curso para o manejo dos pomares. “Já tinha feito outro mestrado, mas o MasterCitrus trouxe muita bagagem e crescimento técnico. É um orgulho receber o prêmio”.