Meu fundecitrus

Comunicação

Simpósio MasterCitrus apresenta resultados de pesquisas desenvolvidas por alunos de mestrado

O 1º Simpósio Mastercitrus (Mestrado Profissional em Controle de Doenças e Pragas do Fundecitrus) reuniu mais de cem pessoas nesta sexta-feira (6), no Fundecitrus, em Araraquara, para a apresentação das pesquisas desenvolvidas por alunos dos 1º e 2º ciclos.

Dezesseis estudos foram apresentados, sendo cinco relacionados à pinta preta, dois ao cancro cítrico e nove ao HLB (greening) e o psilídeo Diaphorina citri, seu transmissor. Também foram apresentadas pesquisas que estão sendo feitas pelo Fundecitrus para estas doenças.

Para o produtor Sam Osmo, de Pirassununga, o simpósio informou sobre as pesquisas que estão sendo feitas. “Foi tudo muito claro, objetivo, sobre os assuntos que nos preocupam. Mostrou um bom nível dos mestrandos do Fundecitrus”, afirmou.

O citricultor José Claudio Ruiz também gostou de saber das pesquisas feitas. “Foi muito válido para a atualização do que está sendo feito. Foram abordados bastante temas e ficamos sabendo do que está acontecendo na pesquisa. Os produtores devem ser convidados para mais eventos deste tipo”, disse.

O Mestrado MasterCitrus teve início em 2009 e está em seu quarto ciclo, com 18 profissionais titulados e outros 35 em qualificação. O objetivo do curso é capacitar profissionais para lidar com os problemas fitossanitários de citros.

Tags: