Seminário reúne dezenas de profissionais do setor e amplia discussão sobre citricultura
O Fundecitrus realizou, nesta sexta-feira (21), o “Seminário Internacional - Desafios da citricultura europeia e aspectos da fisiologia da frutificação”, que contou com a participação do pesquisador Dr. Amílcar Duarte, do Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento, vinculado à Faculdade de Ciências e Tecnologia de Faro (Portugal). O encontro reuniu cerca de 80 profissionais do setor.
Amílcar Duarte apresentou importantes resultados de pesquisas sobre fisiologia da frutificação, visando aumentar a produção e a sustentabilidade do pomar. “Entendemos um pouco mais sobre o funcionamento da planta de citros sob alguns estímulos, como a temperatura e estresse hídrico, seus mecanismos de reação e como esses eventos impactam a produção e na sua fisiologia”, explica Duarte.
Duarte teve grande participação à frente de pesquisas ligadas à produção sustentável de frutas cítricas, aumentando a tolerância da cultura às ameaças fitossanitárias e às mudanças climáticas. “Foi um encontro bastante enriquecedor. Amílcar tem um conhecimento muito grande sobre o tema e teve a oportunidade de conhecer as características da nossa citricultura, visitando algumas fazendas de citros. Essa troca de experiência nos ajuda a entender com mais profundidade a fisiologia da florada e frutificação e, consequentemente, buscar ganhos de produtividade no pomar”, diz o pesquisador do Fundecitrus e coordenador da ExpertCitrus - Especialização em Fitossanidade dos Citros, Geraldo Silva Júnior.