Seminário discute uso de reguladores vegetais para o greening
O Fundecitrus realizou, nesta sexta-feira (24), em parceria com a Universidade da Flórida (EUA), o “Seminário Internacional Reguladores Vegetais para Mitigação de Sintomas e Redução de Queda Prematura de Frutos por HBL”, dedicado para citricultores, pesquisadores e profissionais do setor. O encontro contou com a participação da Dra. Tripti Vashisth, professora associada na área de fitotecnia dos citros do Citrus Research and Education Center (CREC) da Universidade da Flórida.
Durante o seminário, Vashisth apresentou os estudos desenvolvidos na Flórida e as perspectivas sobre o uso de reguladores vegetais para a mitigação de sintomas do greening nos pomares e redução de queda prematura de frutos provocados pela doença. Para a pesquisadora, os reguladores vegetais são uma ferramenta fantástica de manejo de pomares à disposição dos citricultores. Quando utilizados no momento e na maneira correta, podem melhorar a produção e reduzir a queda na pré-colheita, mesmo sob condições predominantes de greening. “O trabalho desenvolvido pelo Fundecitrus é fundamental, não apenas na transferência de conhecimento, mas também na extensão e no aprimoramento da pesquisa desenvolvida atualmente na Flórida para o Brasil”, explica.
Coordenado pelo Fundecitrus, em parceria com a universidade americana, os estudos nessa área já estão em andamento no Brasil. “Esses estudos são de grande interesse do setor e poder compartilhar os resultados desse trabalho é muito importante. Almejamos uma solução, um tratamento efetivo. O mundo inteiro está buscando alternativas até que a gente desenvolva uma variedade resistente. O Fundecitrus está atento a tudo que está acontecendo no mundo da citricultura, buscando e avaliando as alternativas em potencial”, reforça o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau.