Rotação de produtos é fundamental para o controle do psilídeo
O levantamento anual da incidência de greening realizado pelo Fundecitrus apontou que a doença cresceu no cinturão citrícola no último ano, passando de 22,37% em 2021 para 24,42% em 2022. Esse crescimento de 9,16% é um alerta para que o controle do greening seja feito de forma adequada e rigorosa por todos os produtores.
Um dos fatores mais importantes para combater o greening é realizar o controle químico do psilídeo de forma correta. A rotação de produtos é essencial para evitar a seleção de indivíduos resistentes às aplicações de um determinado inseticida.
A recomendação é que seja feita a rotação de inseticidas com pelo menos três diferentes modos ação, sem que ocorram aplicações sequenciais de produtos.
O Fundecitrus disponibiliza um material para auxiliar na realização da rotação, o Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo 2022, que apresenta produtos que podem ser utilizados, identificados por modo de ação, grupo químico, ingrediente ativo e nome registrado, seguindo a última atualização da ProteCitrus, além de recomendar doses e períodos de uso.
O material está disponível para download gratuito no site do Fundecitrus: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/manual_detalhes/guia-de-rotacao-de-inseticidas-para-controle-do-psilideo-2022/104.
Para saber mais sobre rotação, leia a matéria completa sobre o tema na edição Nº 57 da Revista Citricultor: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor---edicao-57/76.