Reunião em Três Lagoas (MS) discute expansão da citricultura e manejo do greening

O Fundecitrus participou, na semana passada, de uma reunião para debater a expansão da citricultura e estratégias para evitar o greening no município de Três Lagoas (MS).
Participaram do encontro o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, e representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SEDECT), da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO), da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEMADESC), um citricultor representando os produtores de citros, autoridades e instituições envolvidas no setor.
Durante a reunião, foram abordadas informações sobre as principais pragas e doenças dos citros, implantação de uma legislação sanitária rigorosa no Estado e adoção de medidas de manejo adequada para as plantações, incluindo a proibição do plantio de murta, planta que é atrativa ao psilídeo, inseto transmissor do greening.
O engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Éder José Cardoso comenta que a citricultura está em expansão no Mato Grosso do Sul, e essa oportunidade representa uma atividade promissora para fortalecer a economia e reforçar a sanidade do município. “O Fundecitrus tem apoiado os citricultores que estão com novos plantios no Mato Grosso do Sul. O nosso objetivo é auxiliá-los, levando conhecimento e tecnologias que facilitam o trabalho no campo. Com o apoio das instituições parceiras, vamos aumentar a eficiência das ações de combate ao greening para o setor citrícola desse município”, comenta.