Reunião com produtores de Goiânia (GO) tem participação do Fundecitrus
O Fundecitrus participou nesta quarta-feira (04) de uma reunião técnica em Goiânia (GO). O encontro, organizado pela Coopercitrus, reuniu 70 citricultores e profissionais do setor, que receberam atualizações sobre o controle do greening e leprose dos citros.
A engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski falou sobre estratégias de controle do greening. Ela explica que o evento é uma ótima oportunidade de transmitir conhecimento sobre a doença, e que isso é imprescindível em regiões nas quais a citricultura está se expandindo. “Tivemos uma reunião técnica com os produtores goianos, passamos para eles todas as ferramentas para o controle do greening, detectado recentemente no estado, principalmente em relação ao monitoramento do inseto vetor e a detecção de sintomas”, explica.
A reunião contou também com uma palestra sobre leprose, conduzida pela engenheira-agrônoma do Fundecitrus Jaqueline Della Vechia. Ela conta que produtores da região de Goiânia relatam enfrentar problemas frequentes com a doença, e que áreas com altas temperaturas e baixa umidade são mais suscetíveis aos danos causados pela leprose, pois essas condições favorecem o desenvolvimento do ácaro. “Foram ressaltados pontos essenciais no controle do ácaro vetor, como o momento adequado para a aplicação dos acaricidas, o uso de acaricidas eficientes, a rotação de grupos químicos, o cuidado com a mistura de produtos no tanque do pulverizador e a qualidade da aplicação, fatores que são cruciais para o sucesso no controle do ácaro-da-leprose”, ressalta.
O evento também contou com palestras de outras instituições e da Coopercitrus, que organizou o evento por meio do engenheiro-agrônomo da instituição Gustavo Dantas.