Reunião com Mapa discute adequação na legislação de cancro

O Fundecitrus participou, na semana passada, em Brasília (DF), de reunião com o Secretário de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Carlos Goulart, para discutir adequação da instrução normativa sobre o saneamento de viveiros em caso de contaminação do cancro cítrico no sistema de produção de mudas.
Para o setor citrícola, tendo em vista a baixa disseminação de mudas em viveiros e a evolução do conhecimento técnico-científico acumulado sobre a doença e das medidas de controle, a atual instrução precisa ser atualizada. Em viveiros, a dispersão do cancro, quando ocorre, por exemplo, é limitada e pode ser prevenida ou estancada pela adoção de medidas bastante eficazes amplamente difundidas e colocadas em prática por profissionais da área.
A mudança na normativa é importante para adequar a realidade do setor, trazendo regramentos que não inviabilizem a atividade econômica e que, ao mesmo tempo, garantam renda e emprego, com fiel observância ao regramento ambiental. Participaram do encontro o pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau; Edilene Cambraia, diretora do Departamento de Sanidade Vegetal e Insumos Agrícolas; Guilherme Campos (Vivecitrus), Cesar Graf (Citrograf), José Eduardo Teófilo (Teófilo Citrus), Camilo Medina (GCONCI), Gabriella Camargo Fernandes Bicalho e Lorena Israel Reis (JF Citrus).