Representantes do setor citrícola participam de evento sobre mecanização em Sevilla, na Espanha
Aconteceu nesta terça-feira (07), na província de Sevilla, na Espanha, o evento “Demonstração e experiências sobre o manejo mecanizado de citros: tecnologia para uma produção eficiente”. O encontro foi realizado pelo Instituto Andaluz de Investigação e Formação Agrícola Pesqueira, Alimentar e Ecológica (IFAPA) e pelo Grupo Agromillora, no Centro IFAPA Las Torres.
O objetivo principal do evento foi demonstrar diferentes ferramentas e máquinas para a mecanização do manejo dos citros, dentre elas, o modelo de plantio super adensado de laranja associado a equipamento para colheita mecanizada de laranja.
Cerca de 150 pessoas participaram do evento, como representantes do Fundecitrus, citricultores e empresas citrícolas.
Durante o evento, o gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, realizou palestra sobre a situação atual da citricultura no Brasil e apontou os principais desafios relacionados ao manejo e, principalmente, à colheita mecanizada de laranja no Brasil. “O tema é extremamente importante, pois nesse momento estamos enfrentando grande falta de mão de obra, principalmente para a colheita de laranja”, afirmou Ayres.
Além das palestras sobre a situação do setor citrícola europeu, porta-enxertos, colheita de maçã robotizada com drones, modelos de alta e média densidade de plantio de citros e panorama da citricultura brasileira, os representantes também participaram de demonstrações práticas sobre a colheita mecanizada de citros, poda, estimativa de produção e crescimento de frutos e sensores para pulverização.