Meu fundecitrus

Comunicação

Representantes do MAPA e da CDA ministram aulas para a turma de pós-graduação do Fundecitrus

Profissionais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Coordenadoria de Defesa Agropecuária do Estado de São Paulo (CDA) ministraram aulas para a turma de mestrado e especialização do Fundecitrus durante o mês de dezembro de 2022, contribuindo com importante conteúdo relacionado à legislação fitossanitária.

A mestre, engenheira-agrônoma e auditora fiscal federal agropecuária Rita de Cássia Lourenço, do MAPA, ministrou aula sobre Defesa Fitossanitária. Os engenheiros-agrônomos Fábio José Bengozi (Gerente do Programa de Uso de Agrotóxicos) e Márcio Emanoel de Lima (Gerente do Programa do Comércio de Agrotóxicos), da CDA, trataram sobre a regulamentação e fiscalização do transporte, armazenamento e uso de agrotóxicos em propriedades rurais. Além deles, a engenheira-agrônoma Camila Baptista do Amaral (Departamento de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal - DDSIV), acompanhada da engenheira-agrônoma Cristina Abi Rached Lost (CDA Regional de Araraquara), falou sobre as legislações federais e estaduais aplicadas à cultura dos citros.

Franklin Behlau, pesquisador do Fundecitrus e coordenador da disciplina Legislação fitossanitária, da qual as aulas ministradas fizeram parte, ressalta que esta é uma oportunidade única para os alunos do MasterCitrus e ExpertCitrus. “Os assuntos abordados na disciplina não são comumente explorados em cursos de graduação e mesmo de pós-graduação. Como a citricultura é afetada por pragas e doenças quarentenárias, que exigem a adoção de medidas oficiais regulamentadas para prevenção e controle, é preciso que os profissionais que atuam no setor estejam atualizados nesse importante tema”, finaliza.

Corpo docente especializado e diversificado

O MasterCitrus e o ExpertCitrus contam com corpo docente composto por profissionais do Fundecitrus, colaboradores de instituições parceiras e também convidados que enriquecem a formação profissional dos atuais 38 alunos da 8ª turma. 

O pesquisador do Fundecitrus e atual coordenador da pós-graduação Geraldo Silva Jr. destaca a importância desse intercâmbio de informações e conhecimento entre as instituições. “Com essas contribuições, conseguimos oferecer um curso mais abrangente e completo, que contempla assuntos essenciais para a atuação dos alunos que são profissionais do setor citrícola”, enfatiza.