Meu fundecitrus

Comunicação

Representantes do comitê de enfrentamento do greening definem estratégias para as regiões de Araxá (MG)

O Fundecitrus realizou, na última semana, a primeira reunião com o comitê de enfrentamento do greening, em Araxá (MG).

A reunião foi conduzida pela engenheira-agrônoma do Fundecitrus Verônica Kastalski, e teve o objetivo de discutir sobre as primeiras ações que serão implantadas na macrorregião de Araxá e nos municípios de Sacramento, Pratinha, Ibiá, Tapira, Alto da Serra, São Roque de Minas, Perdizes, regiões com propriedades produtoras de laranja. Também está no planejamento ações de conscientização com a população e nas escolas rurais.

A implantação da citricultura é uma cultura recente nas regiões de Araxá e que vai proporcionar vários benefícios de desenvolvimento. Por isso, o controle da doença deve ser efetivo, com estratégias corretas e manejo regionalizado. “O greening prejudica os pomares e afeta a geração de empregos. Como muitas propriedades citrícolas estão instaladas nessas regiões, é preciso envolver toda a sociedade e autoridades no enfrentamento da doença”, afirma a agrônoma. 

Participaram do encontro o secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Araxá, Ítalo Borges; o vereador da Câmara Municipal Jairo Borges; os fiscais agropecuários do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) Rodrigo Rocha Oliveira e o Rivelino Zago Pires de Campos; o secretário de Agricultura e Pecuária, Osmar Gonçalves dos Santos e os citricultores Niwton Rodrigues e Reinaldo Olini Rocha. 

O Fundecitrus tem se reunido constantemente com os produtores do cinturão citrícola e, agora, de Minas Gerais, para levar informações sobre o greening.