Representante da Coca-Cola visita o Fundecitrus para conhecer pesquisas sobre o manejo de HLB
O diretor da Coca-Cola Tim Anglea, responsável pela área de estudos em citros, dos Estados Unidos, esteve no Fundecitrus na quinta (28) e sexta-feira (29) para conhecer as medidas de controle de HLB (huanglongbing/greening) adotadas na citricultura paulista e as pesquisas que estão sendo desenvolvidas pela instituição.
O gerente do Fundecitrus Juliano Ayres apresentou um panorama atual do parque citrícola de São Paulo e Minas Gerais, abordando a estimativa de safra da laranja 2016/17, o perfil da área plantada e o resultado da incidência do levantamento de HLB.
Os pesquisadores da instituição falaram sobre os resultados de estudos sobre o manejo regional e nutricional de greening, controle de psilídeo Diaphorina citri, a influência do clima na progressão da doença, e os projetos na área de biotecnologia.
Tim Anglea conheceu o laboratório de Controle Biológico do Fundecitrus, onde funciona uma biofábrica de criação da vespinha Tamarixia radiata, inimigo natural de psilídeo. E o laboratório de Ecologia Química e Comportamento de insetos, onde são desenvolvidas pesquisas para repelir e atrair o inseto transmissor de HLB.
Foram discutidas propostas de parcerias e desenvolvimento de pesquisas em conjunto.