Meu fundecitrus

Comunicação

Relatórios de produtores mostram queda na erradicação de plantas com greening (HLB)

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) divulgou o resultado dos relatórios de inspeção e erradicação de plantas com cancro cítrico e greening (huanglongbing/HLB) no segundo semestre de 2014. De acordo com o órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo foram entregues 12.361 relatórios.

Os citricultores informaram que foram inspecionadas 197,9 milhões de plantas de citros no estado de São Paulo e foram erradicadas 2,3 milhões de plantas com sintomas de HLB (1,16% do total de plantas do estado), 45,3 mil com sintomas de cancro cítrico (0,02% do total do Estado), 2,5 milhões por outros motivos e 3,9 milhões por mudança de atividade. Os relatórios também mostram que, no mesmo período, foram replantadas 885 mil plantas cítricas.

Somando os dados dos relatórios dos dois semestres, foram erradicados 4,5 milhões de plantas com HLB, em 2014. Os números representam uma redução em relação aos anos anteriores (veja gráfico).

Para o pesquisador do Fundecitrus Renato Beozzo Bassanezi os números apresentados pelo relatório não refletem a gravidade da doença no campo. "O HLB tem avançado e aumentado de severidade nos pomares. A diminuição no número de árvores erradicadas indica que os produtores estão abandonando a eliminação das plantas doentes." O pesquisador alerta para o risco da doença sair de controle. "Na Flórida, onde os citricultores optaram por não erradicar as plantas doentes, a epidemia saiu do controle e hoje mais de 70% das plantas estão afetadas pelo HLB, o que tem resultado nas quedas constantes de produtividade."