Projeto Colhe+ é tema de palestra na 49ª Expocitros
O coordenador do projeto Colhe+, Efraim Albrecht, marcou presença no segundo dia da 49ª Expocitros - 45ª Semana da Citricultura, realizada no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis.
Albrecht apresentou a palestra “Projeto Colhe +: otimização do processo de colheita dos citros”, e falou sobre os avanços em busca de soluções mecanizadas e semimecanizadas para aprimorar a colheita de citros no Brasil.
O projeto já passou por algumas etapas do processo da colheita manual, como testes com equipamentos semimecanizados, identificação de causas que geram a diminuição do rendimento da colheita e avaliação das propostas de melhorias.
Para a colheita totalmente mecanizada, o Colhe + tem buscado estabelecer parcerias com empresas, institutos de pesquisas, startups e universidades do Brasil e de outros países que desenvolvam soluções e tecnologias que atendam os pomares brasileiros.
Para o coordenador, a feira foi uma excelente oportunidade para apresentar o projeto ao público presente, aos citricultores e interessados em contribuir. “Foi muito importante apresentar o Colhe + aos participantes da Expocitros. Um evento que acolhe representantes, especialistas e profissionais do setor citrícola. Como projeto, temos um grande desafio pela frente que é aumentar o rendimento da colheita da laranja, e com a ajuda dos parceiros, vamos conseguir atingir o nosso objetivo”, afirma Albrecht.
O Colhe + é um projeto idealizado pelo Fundecitrus, em parceria com as indústrias, citricultores, Agricef e Move Agro, que busca promover o desenvolvimento da colheita de citros por meio da melhoria do processo de colheita manual e da busca de soluções mecanizadas e semimecanizadas para a processo que pode proporcionar ganho de produtividade com redução de custo, aumento da colheita e melhores práticas para os colhedores.