Meu fundecitrus

Comunicação

Projeto Colhe+ avança em busca de parcerias e soluções mecanizadas para a colheita de citros no Brasil

Nas últimas semanas, o coordenador do projeto Colhe+, Efraim Albrecht, viajou para Europa em busca de soluções mecanizadas e semimecanizadas para aprimorar a colheita de citros no Brasil. A ideia é estabelecer parcerias com empresas que desenvolvam equipamentos e tecnologias que atendam os pomares brasileiros, além de fazer contato com universidades e centros de pesquisas que têm projetos inovadores.

Em Sevilha, na Espanha, o coordenador e a especialista em processos da Move Agro, Marcella Freitas, visitaram o Instituto Andaluz de Investigação e Formação em Agricultura, Pesca, Alimentação e Produção Biológica - IFAPA Las Torres, onde conheceram as instalações e firmaram parceria para a realização de testes com os equipamentos que serão fabricados para a colheita da laranja. O Instituto desenvolve pesquisas voltadas às condições dos pomares, como também é pioneiro na área de soluções digitais para citros. “Além da visita ao Instituto, juntamente com diretor do IFAPA, Francisco José Arenas, realizamos alguns trabalhos na Hacienda Moratalla, a maior fazenda de citros para suco da Europa, onde realizamos alguns ensaios e aprendemos mais sobre a operação de um equipamento da Oxbo, uma máquina americana que faz a colheita dos frutos e se destaca por ser utilizada em plantas grandes”, comenta o coordenador.

Albrecht visitou o Agro Food Park, em Aarhus, na Dinamarca, um ecossistema direcionado para negócios liderado pela AARHUS Universitet, e que reúne mais de 85 empresas agrícolas e alimentícias. “Com o apoio do professor Ole Green, conhecemos o funcionamento dessa empresa voltada para inovação do agro, e pudemos identificar as principais tecnologias desenvolvidas”, diz.

O coordenador também visitou a PKE Automotive, em Logatec, na Eslovênia, uma empresa especializada em soluções militares, e que foi selecionada como uma das empresas que tem potencial para desenvolver soluções que viabilizem a colheita no Brasil, pois já trabalham com robôs que atuam na colheita nos pomares de maças. “Apresentamos aos engenheiros as demandas da citricultura brasileira e, com base na colhedora de maça, será desenvolvida uma solução direcionada para os pomares de laranjas. Esse seria um importante avanço para o desenvolvimento de uma solução para a colheita robótica de citros. Quando este novo conceito estiver pronto, vamos enviá-lo para testes na Sevilha, considerando uma próxima etapa de testes no Brasil. Com isso, vamos economizar tempo e recurso”, afirma.

De acordo com o coordenador do projeto, as viagens foram importantes para conhecer as possibilidades e tecnologias utilizadas em outras regiões do mundo. “Continuamos em busca de soluções mecanizadas para o processo da colheita de citros no Brasil. As novas parcerias e propostas serão avaliadas e, em breve, começaremos novos testes”, conclui Albrecht.

O projeto Colhe + é idealizado pelo Fundecitrus, em parceria com as empresas Agricef e Move Agro, e busca promover o desenvolvimento da colheita de citros com equipamentos capazes de colher a fruta de forma semi ou totalmente mecanizada, processo que pode proporcionar ganho de produtividade com redução de custo, aumento da colheita e melhores práticas para os colhedores.

Grupo envolvido nas avaliações

 

Da esquerda para direita: O diretor do IFAPA Las Torres, Francisco Jose Arenas, o coordenador do Projeto Colhe+, Efraim Albrecht, o diretor da Hacienda Moratalla, Javier Hidalgo e o representante da Zumos García Carrion, Cristóbal Pérez

 

Equipe Pek Automotive

 

Equipamento Oxbo utilizado nas avaliações