Meu fundecitrus

Comunicação

Programa de mestrado do Fundecitrus recebe nota máxima da Capes

O programa de Mestrado Profissional em Fitossanidade dos Citros do Fundecitrus - MasterCitrus conquistou nota 5 da avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), nota máxima oferecida para os cursos de mestrado.

Criado em 2009, o MasterCitrus é um curso de pós-graduação stricto sensu voltado à qualificação de profissionais como engenheiros-agrônomos e biólogos e já formou mais de 100 mestres.

O pesquisador do Fundecitrus Franklin Behlau, coordenador do programa durante o quadriênio avaliado pela Capes, ressalta a importância da classificação. “O resultado da avaliação pela Capes retrata a evolução do MasterCitrus desde a sua criação, como um curso de mestrado profissional voltado à capacitação de profissionais do setor e geração de novas tecnologias para a citricultura”, conclui.

 

Avaliação da Capes

Ligada ao Ministério da Educação, a Capes realiza, a cada quatro anos, a avaliação dos cursos de mestrado e doutorado (acadêmico e profissional) do país.

Com notas de 1 a 5, os conceitos 1 e 2 implicam no descredenciamento do curso, e as notas de 3 a 5 correspondem, respectivamente, a “regular”, “bom” e “muito bom” – também existem os conceitos 6 e 7, voltados apenas aos programas de doutorado.

A avaliação considera dados como a produção técnica e científica dos docentes e discentes, a formação e atuação do corpo docente, a qualidade da formação dos alunos, o impacto social do programa, entre outros, assim constituindo um dos principais indicativos da qualidade dos programas oferecidos pelas instituições de ensino.

 

Pós-graduação do Fundecitrus

Além do programa de mestrado, a pós-graduação do Fundecitrus também passou a oferecer, a partir de 2020, um curso de Especialização em Fitossanidade dos Citros - ExpertCitrus.

No processo seletivo de 2021/2022 para ambos os cursos, mais de 120 profissionais se inscreveram. Ao final do processo, foram selecionados 10 alunos para o MasterCitrus e outros 30 alunos para o ExpertCitrus, que iniciaram as aulas presenciais em abril de 2022.

O pesquisador do Fundecitrus Geraldo Silva Junior, atual coordenador da pós-graduação, destaca que a abertura do curso de especialização possibilita o treinamento do dobro de profissionais do setor em cada turma. “O curso de especialização nos permitiu atingir um público ainda maior. E como os alunos cursam as disciplinas e obtém o certificado de especialista em apenas um ano, sem a necessidade de uma dissertação, conseguimos alcançar pessoas com diferentes pretensões”, explica.

Além dos cursos de pós-graduação, em 2022 o Fundecitrus lançou uma nova modalidade de capacitação, o Fundecitrus Digital, plataforma de ensino a distância que oferece cursos gratuitos sobre os principais assuntos da citricultura.