Meu fundecitrus

Comunicação

Profissionais do Fundecitrus participam de reunião sobre resistência de inseticidas

O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda e o engenheiro-agrônomo e pós-doutorando da Esalq/USP no Fundecitrus, Fernando Amaral, participaram da Reunião do Comitê Brasileiro de Ação à Resistência de Inseticidas (IRAC-BR), na última terça-feira (12), em Paulínia (SP).

No encontro, os especialistas apresentaram palestra sobre o manejo do psilídeo para representantes de empresas químicas envolvidas no desenvolvimento de inseticidas.

“A reunião teve como proposta discutir soluções para o problema da resistência do psilídeo ao uso de alguns inseticidas”, afirma Miranda.

O IRAC-BR tem como objetivo principal fomentar pesquisas e desenvolvimento de trabalhos com produtos fitossanitários, além de prover informações estratégicas sobre manejo de resistência de pragas ao uso de acaricidas e inseticidas no país. A missão do IRAC-BR é manter todas as classes de inseticidas e acaricidas como viáveis opções de controle, através de um programa de parceria com instituições de pesquisas, extensionistas e produtores para o uso de produtos fitossanitários de maneira sustentável.

“A reunião foi muito importante, pois apresentamos um panorama geral da situação da citricultura aos participantes, possibilitando a troca de experiências, discussão sobre táticas de controle e a busca por novas ferramentas para controlar o inseto vetor do greening”, conta Amaral.

Tags: