Meu fundecitrus

Comunicação

Professor norte americano faz palestra sobre o cancro cítrico e o greening na Flórida

O professor pesquisador do Citrus Research and Education Center (CREC) da Universidade da Flórida, Dr. James H. Graham, esteve no auditório da sede do Fundecitrus, em Araraquara para dar uma palestra, nesta sexta-feira (14) a citricultores, consultores e pesquisadores sobre a situação do manejo do cancro cítrico na Flórida e a sanidade do sistema radicular de plantas afetadas pelo greening naquele estado norte-americano.


Graham está no Brasil visitando propriedades nos estados de São Paulo e Paraná para se inteirar das ações que o setor citrícola está tomando em relação às duas das principais doenças de citros.


Durante a palestra, Graham expôs as medidas que são tomadas na Flórida contra o cancro cítrico como o uso de quebra-ventos, produtos sistêmicos e cobre. Também falou sobre experimentos para testar suscetibilidades entre as variedades.


Sobre o greening, o professor afirmou que não há mais plantios de novos pomares na Flórida por causa da doença que já atinge 43,6% das plantas do parque citrícola do estado. Ele observou que o manejo preconizado no Brasil tem surtido resultado nas grandes propriedades norte-americanas, mas poucas fazem um manejo regional.


O pesquisador expôs os resultados de experimentos relacionando os efeitos da doença no sistema radicular da planta.

Tags: