Meu fundecitrus

Comunicação

Presidente de associação da Espanha destaca trabalho realizado pelo Fundecitrus

O Fundecitrus recebeu, na semana passada, a visita do presidente da Associação Valenciana de Agricultores, da Espanha, Cristóbal Aguado Laza, durante o Workshop de Greening 2024.

No evento, Cristóbal afirmou que a iniciativa é de extrema importância para o Brasil e para o mundo, pois os resultados apresentados podem ajudar outros países a impedir a chegada do greening. “Na Europa, temos uma grande preocupação com a situação do HLB em todo o mundo, especialmente no Brasil e nos Estados Unidos”, diz. O espanhol também explicou que as estratégias de atuação para combater a entrada da doença são constantemente estudadas na Europa. “Já avaliamos diversos danos pelo mundo e sabemos os efeitos que essa doença pode causar caso chegue ao continente, especialmente na Espanha, que é a maior produtora de citros da Europa”.

Cristóbal elogiou o trabalho realizado pelo Fundecitrus, mencionando a preparação e a competência dos pesquisadores envolvidos. “Tenho uma ótima impressão do trabalho que o Fundecitrus está realizando para investigar e criar formas de combater o HLB. Definitivamente, isso pode salvar os citricultores brasileiros dessa situação difícil, graças à equipe científica que trabalha em todas as frentes possíveis”, acrescentou.

Por fim, Cristóbal afirmou que todo o conhecimento adquirido no Brasil será compartilhado com a Associação Valenciana de Agricultores. “Dentro da associação, temos um número muito significativo de citricultores. Mostrarei a eles o trabalho que está sendo feito aqui e reforçarei que a prevenção deve ser nossa principal arma para nos defender da doença”, concluiu.