Poda das laranjeiras melhora qualidade dos frutos
Os benefícios da poda das árvores foi tema do 38º episódio do Fundecitrus Podcast. Com o avanço do greening no cinturão citrícola, essa técnica é uma estratégia eficiente para melhorar o manejo da doença, mas exige procedimentos adequados e atenção do citricultor. Para falar sobre o assunto, foram convidados o pesquisador da Embrapa Eduardo Girardi e o pós-doutorando do Fundecitrus Deived Carvalho.
O pesquisador da Embrapa, Eduardo Girardi, explica que uma laranjeira poderia produzir normalmente sem que houvesse a necessidade de ser podada. “Se a laranjeira não tiver restrições para o seu crescimento, ela é uma árvore que pode passar de cinco metros de altura, e vai ter um crescimento gradativo ao longo do tempo. Sem restrições ela consegue produzir e frutificar abundantemente, em tese ela nem precisaria ser podada. No entanto, essas árvores são manejadas dentro de um pomar comercial espaçadas entre si, entre ruas e entre plantas dentro de cada rua, então isso é necessário pra você fazer um pomar comercial organizado visando produtividade”, explicou Girardi.
Deived Carvalho explica que a poda traz benefícios internos e externos para os frutos. “São diversos os benefícios que a técnica da poda pode trazer, desde a eliminação de ramos doentes, até mesmo a melhoria na qualidade dos frutos. Com a poda eu posso abrir a minha copa e ter uma maior irradiação solar, que consequentemente vai melhorar a qualidade física e interna, na coloração desse fruto e também de maior concentração de açucares no interior deles”, comentou.
Durante a conversa, Girardi relembrou que a poda também exige cuidados, já que as brotações atraem mais psilídeos.
Você pode acompanhar mais detalhes sobre essa conversa assistindo e ouvindo o Fundecitrus Podcast, que está disponível no canal do Fundecitrus no YouTube e nas principais plataformas de áudio.