Pesquisas proporcionaram adequação do volume de calda para controle do cancro cítrico
Estudos relacionados à tecnologia de aplicação apontam que, para controle do cancro, em aplicações realizadas a cada 14 ou 21 dias, podem ser utilizadas doses de até 0,7 a 1 kg de cobre metálico por hectare. Em relação ao volume de calda, a variação pode ser de 40 a 70 mL/m³, sendo o maior volume indicado para manejo conjunto com pinta preta. Esses ajustes permitiram uma redução média do volume de calda em pomares adultos de 3 a 5 mil L/ha, praticados anteriormente, para 1 a 2 mil L/ha.
Informações sobre o período de suscetibilidade dos frutos também foram importantes ao contribuir para a definição do período crítico de proteção com cobre. As aplicações devem ocorrer até que os frutos atinjam 5 cm de diâmetro. Depois dessa fase, os frutos estão resistentes e as aplicações devem ser feitas apenas para proteger as brotações principais durante o verão.
Saiba mais sobre a redução do uso de água e produtos no controle das principais pragas e doenças dos citros: www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor---edicao-55/73