Pesquisas e tecnologias desenvolvidas pelo Fundecitrus e instituições parceiras permitem economia financeira e de recursos naturais
Desde quando o Fundecitrus ingressou na área de pesquisa, em 1994, diversos avanços foram obtidos para a citricultura, contribuindo para a fitossanidade dos pomares. E mesmo com o elevado número de pragas e doenças que acometem simultaneamente os citros, foi possível alcançar economia financeira e de recursos naturais.
A parceria entre Fundecitrus e Instituto Agronômico (IAC), a partir dos anos 2000, foi decisiva para o aperfeiçoamento de aspectos relacionados à tecnologia de aplicação, que proporcionaram adequação do volume de calda utilizado até então e uso racional da água.
Segundo o engenheiro agrônomo do Fundecitrus Marcelo Scapin, as evoluções produzidas pela tecnologia de aplicação abriram espaço para a compatibilidade entre produtividade e sustentabilidade, inaugurando um novo modelo cultural. “Esses resultados geram economia não só de água mas também de defensivos agrícolas, mão-de-obra e combustível. Na prática, usa-se menos defensivo e com mais precisão, minimizando o impacto ambiental e humano. E ainda aumentam a eficiência dos equipamentos, emitindo, consequentemente, menos CO2”, destaca.
Saiba mais sobre o assunto na edição Nº 55 da revista Citricultor: https://www.fundecitrus.com.br/comunicacao/revista_detalhes/revista-citricultor---edicao-55/73