Pesquisadores falam sobre monitoramento de psilídeo e manejo nutricional no Dia do HLB
Os pesquisadores do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda e Renato Beozzo Bassanezi estão entre os palestrantes do VI Dia do Huanglongbing (greening), que será realizado no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis, no dia 14 de março, a partir das 8h30.
Às 13h30, o entomologista Marcelo Pedreira de Miranda irá falar sobre a experiência pioneira do monitoramento regional de psilídeos na região Sudoeste do estado de São Paulo. Atualmente, cerca de 50 propriedades participam de uma rede que, semanalmente, troca informações sobre a incidência de psilídeos na região. Estes dados ajudam a entender a flutuação da população do inseto na área e ajuda na tomada de decisão para o seu controle.
O pesquisador Renato Bassanezi mostra, às 15h45, os resultados coletados nos dois primeiros anos da pesquisa que mede os efeitos do manejo nutricional sobre a epidemia de HLB e a produção do pomar. Em fevereiro, o pesquisador recebeu um prêmio do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, na sigla em inglês) pelas pesquisas realizadas com o manejo regional de HLB.
O evento ainda terá uma atualização das pesquisas sobre HLB no mundo e um panorama sobre a situação do HLB e do cancro cítrico na Flórida (EUA). Clique aqui para acessar a programação completa do Dia do Huanglongbing.