Meu fundecitrus

Comunicação

Pesquisadores do Fundecitrus treinam agentes do Caribe contra o HLB

Os pesquisadores do Fundecitrus, Renato Beozzo Bassanezi e Silvio Aparecido Lopes participaram do workshop de Gestão do Greening (HLB) no Caribe, realizado na ilha de Dominica nos dias 10, 11 e 12 de dezembro.

A reunião foi organizada pelo escritório regional para a América Latina e Caribe da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura) com o objetivo de capacitar as instituições envolvidas na gestão do HLB no Caribe e revisar seus planos de ação, tomando como base a experiência de manejo regional implantada em países como Brasil, México, Belize e Paraguai.

Participaram do evento representantes dos órgãos de defesa agropecuária de 13 países do Caribe: Antigua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, St. Kitts e Nevis, St. Vicent e Granadines, Dominica, Grenada, Jamaica, Haiti, St. Lucia, Suriname e Trinidad e Tobago.

O pesquisador Silvio Lopes apresentou três palestras sobre os avanços científicos no controle do HLB e do psilídeo Diaphorina citri, estratégias de manejo desenvolvidas em São Paulo e levantamento da doença e do psilídeo.

O pesquisador Renato Bassanezi falou sobre a epidemiologia do HLB e o programa de manejo regional do HLB em São Paulo.

No Caribe, o HLB foi identificado em 2009 em Belize e na Jamaica, em 2012, na Dominica, St. Vicent e Granadines e Haiti e, em 2014, na Martinica e Guadalupe.