Meu fundecitrus

Comunicação

Pesquisadores do Fundecitrus realizam palestras no Workshop Pre-HLB, na Espanha

Os pesquisadores do Fundecitrus Nelson Wulff e Mônica Alves realizaram, na quinta-feira (28), palestra no Workshop Internacional sobre manejo do greening, em Valência, na Espanha.

O evento faz parte das ações propostas pelo projeto Pre-HLB, que tem como objetivo fornecer informações sobre prevenção, mitigação e controle do greening, visando proteger o setor citrícola. O projeto internacional tem apoio de 24 instituições, e estabelece ações preventivas para evitar a entrada da doença na Europa.

O pesquisador Nelson Wulff falou sobre resistência genética, e ressaltou em sua apresentação a importância da parceria com o projeto, as etapas desenvolvidas na instituição e falou, também, sobre a ligação que este trabalho tem com as equipes do CIRAD (França) e do CSIC/UPV (Espanha). “Esse trabalho teve início em 2019, e já tivemos bons resultados. É muito importante essa troca de conhecimento com as diversas instituições do mundo, visando estabelecer medidas de controle da doença”, comenta.

Wulff deu mais detalhes sobre a pesquisa realizada no Fundecitrus. “É um trabalho de longo prazo. A partir da identificação de citros não comerciais resistentes ao greening, iniciamos a busca dos genes resistentes para que, no futuro, seja possível utilizar estratégias biotecnológicas e de melhoramento para trazer a resistência genética das cultivares comerciais”, explica.  

A pesquisadora Mônica Alves apresentou palestra sobre a “Identificação de espécies resistentes a Candidatus Liberibacter asiaticus”. É extremamente importante compartilhar com os participantes deste projeto a forma como identificamos espécies resistentes à bactéria do greening e as perspectivas do uso destes materiais, visando um controle mais sustentável e eficiente da doença. Com a colaboração da comunidade europeia e de centros de pesquisa como o CIRAD (França) e o CSIC/UPV (Espanha) será possível avançar mais rápido no entendimento de qual é a causa da resistência genética destes materiais e como podemos incorporá-la nas variedades de interesse comercial”, comenta.

O evento, que reuniu profissionais e especialistas do setor de diversos países, é organizado pelo pesquisador e líder do projeto Pre-HLB, Leandro Peña.  O projeto é formado por um consórcio multidisciplinar liderado pelo Instituto de Biologia Molecular e Celular de Plantas - IBMCP (CSIC-UPV- Espanha). Esse grupo é composto por vários centros de investigação, universidades, empresas de consultoria e empresas privadas de seis países europeus diferentes (Espanha, Portugal, Itália, Reino Unido, França e Holanda) e três países do mundo (Brasil, China e Israel).

Tags: