Pesquisadores do Fundecitrus realizam palestras na Semana da Citricultura
Os temas alertam sobre o manejo e estratégias contra o greening
Nesta quarta-feira (08), pesquisadores do Fundecitrus estiveram na 47ª Expocitros e 43ª Semana da Citricultura, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP), e realizaram palestras sobre temas importantes para o controle de pragas e doenças na citricultura.
O primeiro palestrante foi o pesquisador Renato Bassanezi, que falou sobre o “Levantamento e zoneamento de risco de HLB”. O pesquisador destacou que o aumento do greening é uma ameaça para a sustentabilidade e para o agronegócio. “Nos últimos anos observamos um aumento da incidência da doença em pomares adultos, mas o que ascendeu o alerta vermelho no ano passado foi o aumento significativo em pomares jovens. No parque citrícola já existe mais de 16% de plantas, até cinco anos, com sintomas da doença, e isso é alarmante”, comenta.
A palestra seguinte foi com o pesquisador Marcelo Miranda, que abordou as “Estratégias de controle do psilídeo” e reforçou a importância da rotação de produtos. “É importante adotar algumas medidas de manejo para reduzir a população de psilídeo. Fazer a rotação de produtos com diferentes modos de ação, realizar a pulverização na frequência adequada e fazer o manejo externo são ações essenciais”.
Durante a feira, no estande do Fundecitrus, os visitantes podem tirar dúvidas com os engenheiros agrônomos e pesquisadores sobre o controle de pragas e doenças, ações de manejo e também adquirirem materiais técnicos. O evento acontece até quinta-feira (09/06).
Confira a programação completa: www.expocitros.com.br/.