Meu fundecitrus

Comunicação

Pesquisador Eduardo Girardi, parceiro do Fundecitrus, ganha homenagens na Expocitros 2024

A 49ª Expocitros/45ª Semana do Citricultor teve início nesta terça-feira (4), no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP). Na abertura do evento, que contou com a participação do secretário de Agricultura e Abastecimento do governo do Estado de São Paulo, Guilherme Piai Filizzola, e de diversas outras autoridades, um dos homenageados foi o pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Eduardo Girardi, que trabalha em parceria com o Fundecitrus em diversas frentes de pesquisas em benefício da citricultura.

Girardi ganhou o Prêmio GCONCI Hall da Fama da Citricultura Brasileira, oferecido pelo Grupo de Consultores em Citros e, também, o Prêmio Engenheiro-Agrônomo Destaque da Citricultura. Em seu discurso, o pesquisador agradeceu o reconhecimento e falou sobre o sentimento de responsabilidade. “Tenho plena consciência de todos que já receberam esses prêmios e das grandes realizações que eles fizeram. Espero que as nossas contribuições de pesquisas sejam sempre úteis para as decisões no campo. Estou muito agradecido”, disse. 

O pesquisador também fez agradecimentos à Embrapa Mandioca e Fruticultura, ao Fundecitrus e a outros parceiros de pesquisa. “Sou muito grato à Embrapa, pela confiança e companheirismo da pesquisa, e ao Fundecitrus, que me recebeu de braços abertos, permitindo elevar o alcance dos nossos trabalhos de uma forma extraordinária, sempre trabalhando com fidelidade ao setor”, reforçou.

Eduardo Girardi possui graduação em engenharia agronômica, mestrado e doutorado em agronomia, na área de concentração fitotecnia, pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (USP). É responsável pela Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) Cinturão Citrícola que funciona em parceira com a Embrapa, Coopercitrus/FUPAB e Fundecitrus, em Araraquara e Bebedouro (SP). Girardi trabalha principalmente com os temas horticultura de citros, seleção e avaliação de variedades copa e porta-enxerto, sistemas de produção sustentável e propagação de citros, resistência genética e manejo do HLB, além de contribuições em fitotecnia e desenvolvimento de variedades de maracujá.