Pesquisador do Fundecitrus fala sobre o manejo de pinta preta sem o carbendazim
Palestra em Limeira irá orientar citricultor como ficou o manejo da doença após a retirada do fungicida
O Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) realiza uma palestra sobre o manejo de doenças fúngicas dos citros, em Limeira, nesta quarta-feira (21).
O pesquisador científico Geraldo José da Silva Junior irá explicar as condições que levaram à retirada do fungicida carbendazim da lista PIC (Produção Integrada de Citros) e como proceder com o manejo após a recomendação de não usar mais o produto nas lavouras de citros que são destinados aos produtos de exportação. O evento tem apoio da Coopercitrus e Basf.
Este ano, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) vetou cargas de suco de laranja brasileiro com níveis acima de 10ppb (partes por bilhão) do defensivo.
Nesta semana, representantes do Fundecitrus e das empresas de defensivos químicos agrícolas iniciaram, em uma reunião, a busca de alternativas de substituição ao carbendazim, com novas moléculas de agroquímicos para citros.
O Fundecitrus tem como uma de suas missões levar informações até o citricultor e disponibiliza cursos, palestras e treinamentos sobre pragas e doenças de citros, tecnologia de aplicação de produtos de forma a economizar os custos de produção e manejo eficiente e responsável do pomar. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 11 2155.