Pesquisador do Fundecitrus dá palestra em simpósio de horticultura, no México
A palestra do pesquisador do Fundecitrus Silvio Lopes foi uma das cinco que representaram o Brasil no Simpósio de Horticultura, organizado pela Bayer CropScience, de 29 de setembro a 2 de outubro, em Porto Vallarta, no México. Ele falou sobre a citricultura paulista, a situação do greening (huanglongbing/HLB), as descobertas do Fundecitrus para frear o avanço da doença e as ações sustentáveis da instituição.
As novas tecnologias e tendências para aumentar a produtividade e a sustentabilidade na agricultura foram o foco do evento, que abordou o mercado global, as necessidades do consumidor, a integração de produtos e as tendências de consumo e produção. "As dificuldades do setor hortifrúti são similares às enfrentadas pela citricultura, principalmente em relação a pragas e doenças. A troca de informações e conhecimentos colabora com a busca por soluções aos desafios dos setores", diz.
O pesquisador visitou propriedades de citros para avaliar plantas e investigar as possíveis causas do HLB não ter se manifestado na região, que tem alta infestação de psilídeo. "Umas das hipóteses é que a bactéria Candidatus Liberibacter ainda não tenha chegado nesses locais. Mesmo assim é necessário que os citricultores adotem as medidas de manejo, para evitar contaminação em larga escala se a doença aparecer", completa.