Pesquisa sobre aplicação de neonicotineodes via drench tem novos resultados
Em setembro, o Fundecitrus divulgou resultados preliminares sobre a aplicação de neonicotinoides via drench. Na ocasião, os testes realizados em uma propriedade de Casa Branca (SP) mostraram que a eficiência das moléculas para esse tipo de aplicação foi baixa (mortalidade de adultos do psilídeo menor que 40%). A pesquisa avançou e novas avaliações foram realizadas.
Em Casa Branca (SP) foi realizada mais uma coleta de insetos e a mortalidade do psilídeo continua baixa, em torno de 40%. Outro ponto de coleta aconteceu na região de Tabatinga (SP), onde a eficácia ficou em torno de 60%.
Já nas regiões paulistas de Guaimbê e Santa Cruz do Rio Pardo a eficácia foi boa, com mortalidade acima de 80%.
O pesquisador do Fundecitrus Marcelo Miranda explica que os resultados representam a realidade apenas dos locais onde a pesquisa foi feita, e não de toda a região. "É importante comentar que os experimentos foram realizados com uma população de psilídeo de cada município citado, assim, essa eficiência não pode ser generalizada para toda a região. A manutenção ou restabelecimento da alta eficiência dos neonicotinoides vai depender da rotação correta dentro da propriedade e nas propriedades vizinhas", comenta Marcelo.
A pesquisa sobre aplicação de neonicotinoides via drench seguirá sendo realizada pelo Fundecitrus.