Participação do Fundecitrus na 47ª Expocitrus e 43ª Semana da Citricultura é marcada pela transferência de conhecimento para profissionais do setor
Nesta semana, o Fundecitrus participou da 47ª Expocitros e 43ª Semana da Citricultura, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP). Considerada, há mais de 40 anos, a maior feira citrícola da América Latina, o evento foi retomado de forma presencial e reuniu cerca de 7.700 pessoas, entre produtores rurais e de citros, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, pesquisadores, professores, estudantes e empresas do setor.
O estande do Fundecitrus trouxe a campanha “Greening é coisa séria”, lançada pela instituição com o objetivo de conscientizar sobre a atual situação da doença no cinturão citrícola e a necessidade de ações para frear o avanço da doença.
Durante os quatro dias de evento, os visitantes puderam tirar dúvidas com os pesquisadores e engenheiros agrônomos do Fundecitrus sobre o controle de pragas e doenças, além de adquirirem materiais técnicos, como os recém-lançados “Pontos decisivos para o controle do greening", "Guia de rotação de inseticidas para controle do psilídeo" e também a nova revista “Citricultor”.
Além disso, os pesquisadores Renato Bassanezi, Marcelo Miranda, Geraldo Silva Júnior e Franklin Behlau ministraram palestras sobre temas importantes da citricultura.
Homenagem Raphael Juliano (in memoriam)
Durante a cerimônia de abertura, o Fundecitrus, o Centro de Citricultura Sylvio Moreira e a Associação Brasileira de Citros de Mesa homenagearam o mercadista e citricultor Raphael Juliano, falecido em 2021. A placa de homenagem foi entregue pelo gerente-geral do Fundecitrus, Juliano Ayres, à família.
Raphael foi um ícone da citricultura de mesa, o responsável pela seleção da variedade lima Sorocaba, que agora passa a ser chamada de “Lima Raphael Juliano”, demonstrando como seu legado está eternizado na história da citricultura brasileira e mundial.