Palestra sobre carbendazim reúne mais de cem citricultores em Mogi Mirim
Pesquisador do Fundecitrus deu orientações sobre manejo de pinta preta e podridão floral sem o uso do fungicida retirado da lista PIC
O Fundecitrus reuniu 113 pessoas, em Mogi Mirim, na noite de quinta-feira (29), em uma palestra sobre a retirada do carbendazim do manejo das doenças pinta preta e podridão floral.
O pesquisador Geraldo José da Silva Junior explicou os fatos que levaram a retirada do fungicida da lista PIC (Produção Integrada dos Citros) e a repercussão que o veto a lotes de suco de laranja do Brasil teve no mercado norte-americano.
Em seguida, o especialista explicou aos citricultores quais as medidas devem ser tomadas nos pomares para suprir a ausência do carbendazim, os modos corretos de aplicação dos defensivos, a necessidade da rotação dos produtos e os tratos culturais que ajudam na redução das fontes de inóculo das doenças.
O encontro contou ainda com a participação do supervisor técnico Antonio Celso Libanore, que discorreu sobre os riscos dos produtos vendidos como “milagrosos”, mas que não trazem benefício real para as plantas e acabam aumentando as doenças nos pomares.
O evento teve o apoio da FMC.