Meu fundecitrus

Comunicação

Palestra sobre carbendazim reúne 130 pessoas em Itápolis

Fundecitrus inicia ciclo de eventos para levar informação ao citricultor

Cerca de 130 pessoas participaram da palestra “O manejo de doenças fúngicas sem o uso do carbendazim”, promovida pelo Fundecitrus, em Itápolis, nesta quinta-feira (10).


Os produtores estavam interessados em informações sobre a retirada do carbendazim da lista PIC (Produção Integrada dos Citros) e receberam orientações sobre as medidas a serem tomadas para o controle das doenças pinta preta e podridão floral.


De acordo com o pesquisador do Fundecitrus, Geraldo José da Silva Junior, responsável pela palestra, a preocupação agora é evitar o uso excessivo dos produtos que restaram na lista PIC, para que não se desenvolva resistência. “A estrubirulina passa a ser agora, o principal produto no controle das doenças fúngicas, mas ela deve ser aplicada pura apenas duas vezes por ano. Não podemos correr o risco de perder este composto devido à resistência do fungo, porque isso comprometeria o controle das doenças fúngicas no futuro”, afirmou.


Entre os presentes estavam o secretário da Agricultura, Nestor José Dias Filho, o secretário do Sindicato Rural, Ronaldo Bergamaschi, e o presidente da Câmara de Vereadores, Irani Monclair Biazotti, que também é citricultor.


O evento abriu a Jornada do Conhecimento do Fundecitrus, que este ano deverá passar por 23 municípios em todo Estado de São Paulo, com a realização de palestras e dias de campo. O objetivo do projeto é levar informação ao produtor, de acordo com a necessidade de cada região, e faz parte das comemorações de 35 anos da entidade.

Tags: