Palestra reúne profissionais do setor em Reginópolis (SP)
Com o objetivo de orientar e reforçar importantes medidas sobre o manejo eficaz do greening, o Fundecitrus se reuniu, nesta quarta-feira (26), com 14 profissionais do setor, no município de Reginópolis (SP). O encontro, realizado na Câmara Municipal, ressaltou a importância do monitoramento dos pomares, da correta aplicação dos inseticidas em rotação dos modos de ação e da ação conjunta entre citricultores vizinhos.
De acordo com o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento, os citricultores precisam estar atentos ao período de crescimento da população de psilídeos. “Isso ocorre entre os meses de agosto, setembro e outubro. Nesse período, a correta e rigorosa aplicação é indispensável para o controle eficaz do psilídeo. É importante que o controle químico seja feito de forma adequada, com especial atenção aos talhões de borda, respeitando a rotação de modos de ação dos produtos e com a ação conjunta de produtores de uma mesma região, o que otimiza o controle e evita a migração do inseto entre propriedades”, detalha.
Nascimento também destacou a utilização dos recursos gratuitos disponibilizados pelo Fundecitrus para auxiliar o citricultor a manejar corretamente. “O Alerta Psilídeo conta, hoje, com informações de 100% das propriedades comerciais de citros na microrregião de Reginópolis. Isso mostra como é uma ferramenta indispensável para o manejo”, completa. O Alerta Psilídeo, que identifica os locais e momentos críticos de ocorrência do psilídeo, e o Avalia Psilídeo, que fornece informações sobre a eficácia de inseticidas para o controle do inseto, estão disponíveis para acesso no site do Fundecitrus.