Meu fundecitrus

Comunicação

Palestra em Taquaritinga orienta sobre manejo de doenças fúngicas e controle de psilídeo

Evento aborda dois dos mais atuais temas da citricultura

 

 A retirada do fungicida carbendazim do cultivo de citros e o controle do psilídeo Diaphorina citri, inseto transmissor do greening, estão entre as principais preocupações sanitárias dos citricultores na atualidade. Por isso, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) irá realizar, em Taquaritinga, nesta quinta-feira, 21 de junho, palestras sobre o assunto, com o objetivo de atualizar o citricultor sobre as ações que deve tomar em seus pomares.

 

O pesquisador científico Geraldo José da Silva Junior irá explicar as condições que levaram à retirada do fungicida carbendazim da lista PIC (Produção Integrada de Citros) e como proceder com o manejo da pinta preta e da podridão floral após a recomendação de não usar mais o produto nas lavouras de citros que são destinados aos produtos de exportação.

 

Este ano, a Administração de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA) vetou cargas de suco de laranja brasileiro com níveis acima de 10 partes por bilhão (ppb) do defensivo.

 

Greening

 

Em outra palestras, o pesquisador Fábio Luis dos Santos dará instruções de como deve ser feito o monitoramento de psilídeos e o controle químico do inseto.

 

O greening atingiu o mais alto índice de contaminação de plantas desde a sua detecção, em 2004. De acordo com o levantamento amostral realizado pelo Fundecitrus, entre junho e agosto de 2011, 3,78% das plantas do parque citrícola estão doentes em mais da metade dos talhões existentes (53,3%).

 

Difusão de informações

 

As palestras fazem parte da Jornada do Conhecimento, promovida pelo Fundecitrus, em comemoração aos seus 35 anos de fundação. Um ciclo de eventos, com palestras e dias de campo irá percorrer 23 cidades do parque citrícola, abordando temas atuais e relevantes para a fitossanidade dos pomares de citros.

 

O Fundecitrus tem como uma de suas missões levar informações até o citricultor e disponibiliza cursos, palestras e treinamentos sobre pragas e doenças de citros, tecnologia de aplicação de produtos de forma a economizar os custos de produção e manejo eficiente e responsável do pomar. Solicitações podem ser feitas pelo telefone 0800 11 2155. Mais informações podem ser encontradas no site www.fundecitrus.com.br .


Serviço:
Palestra sobre manejo de doenças fúngicas e controle de psilídeo
Data: Quinta-feira - 21/06/2012, às 19h30
Local: Buffet San Remo - Rua Dr. Francisco Mesquita, 592 
Bairro Talavasso – Taquaritinga/SP

Tags: