Meu fundecitrus

Comunicação

Painel em fórum discute demandas da citricultura brasileira para a colheita de citros

Atento às demandas do setor, o Fundecitrus participou da edição de 2025 da World Fira (Fórum Internacional de Robótica Agrícola), que ocorreu de 4 a 6 de fevereiro, em Toulouse, na França. O evento tem destaque no setor de inovação agrícola, focado em soluções autônomas e robóticas para o campo.

O coordenador do Projeto Colhe+, Efraim Albrecht Neto, participou de um dos painéis do fórum, “Indústria de árvores frutíferas: feedback do produtor sobre robôs agrícolas”, no qual abordou o desenvolvimento da colheita robótica de frutas no Brasil, apresentando, também, os avanços que o projeto vem obtendo em propriedades de citros no cinturão. “É um encontro muito importante para estabelecer conexões com essa frente de atuação dentro da agricultura. Esse meio é composto por empresas que desenvolvem soluções tecnológicas para essa demanda, agricultores que fazem a utilização delas no campo e pesquisas que são desenvolvidas para atender esses desafios. O processo de mecanização da colheita na citricultura proporcionará ganhos sustentáveis e mais eficiência no futuro, melhorando, ainda, as práticas dos colhedores”, explica.

O painel contou, também, com a presença de Rene Koherius, Marine Louargant, Ignasi Iglesias e Savio Landonio. O World Fira reúne os principais atores do setor e agricultores do mundo interessados em soluções para o campo e nas suas aplicações na produção agrícola. A programação do evento incluiu demonstrações de equipamento, conferências e oportunidades de networking. O projeto Colhe+ foi desenvolvido pelo Fundecitrus, em parceira com a empresa Move Agro.

Tags: