Meu fundecitrus

Comunicação

Nova Europa-SP recebe campanha de conscientização sobre o greening e substituição de plantas em áreas públicas

Desde segunda-feira (2/3), o Fundecitrus, em parceria com a Prefeitura de Nova Europa-SP e citricultores da região, visita a área urbana da cidade para conscientizar a população sobre o poder destrutivo do greening, a pior doença da citricultura mundial, e para propor a substituição gratuita das plantas de citros sem controle e de murtas (damas-da-noite) presentes em áreas públicas, como calçadas, por outras frutíferas e ornamentais. Isso porque essas árvores são hospedeiras do inseto transmissor do greening, o psilídeo, que se alimenta e se reproduz nelas e depois migra para os pomares comerciais, contaminando plantas e comprometendo a produção e os empregos gerados pelo setor citrícola.

A ação é parte da campanha #unidoscontraogreening, que percorre diversas cidades do cinturão citrícola de São Paulo e Triângulo/Sudoeste Mineiro, a principal região produtora de laranja para suco do mundo.

Para ajudar na conscientização da população em Nova Europa, um carro de som também circula pela cidade transmitindo a mensagem da campanha. A ação deve se estender até a próxima semana.

Incidência de greening na região

A incidência de greening na região de Matão, que engloba Nova Europa, é de 17,29%. A região fica na parte central do cinturão citrícola, que possui os mais altos índices da doença, por isso as ações do lado de fora das fazendas, chamadas de ações externas contra o greening, são fundamentais para controlar a doença.