Meu fundecitrus

Comunicação

Nova armadilha do bicho-furão é tema do Fundecitrus Podcast

A nova armadilha para o bicho-furão foi tema do último episódio do Fundecitrus Podcast. O jornalista Rodrigo Brandão recebeu o pesquisador do Fundecitrus Haroldo Volpe e o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Olavo Bianchi.

Durante a conversa, Haroldo explicou que a primeira armadilha foi lançada no início dos anos 2000, mas que recentemente houve a necessidade do lançamento da segunda geração do aparato. “A armadilha que se utilizava antigamente não era condizente com a durabilidade do feromônio, que é de trinta dias. Ela se degradava com a ação das chuvas. Nós identificamos o problema e o Fundecitrus, em parceria com uma empresa produtora de armadilhas e estudos do MasterCitrus, desenvolveu uma armadilha impermeável para permitir que ela dure nas chuvas, que é um período em que ocorre uma alta incidência do furão”, comentou o pesquisador.

Outro ponto importante adotado na nova geração da armadilha são as orientações de utilização, que agora vêm impressas na parte externa. “Fizemos também um guia de instruções, porque nós notávamos que a informação de como utilizar a tecnologia não chegava no usuário final, que é quem instala as armadilhas, que é o pragueiro”, explicou Haroldo durante a entrevista.

O agrônomo Olavo Bianchi explicou que, para proteger o pomar de ataques do bicho-furão, é essencial que se faça o monitoramento do inseto. “Dentro do cinturão citrícola, especialmente no Norte, o bicho-furão ataca bastante, então é preciso que o produtor fique atento, e uma das principais estratégias é o monitoramento, agir de forma prévia para que o inseto não ataque a produção”, comentou o agrônomo.

Olavo também destacou a importância da armadilha nesse processo de monitoramento. “Antes do surgimento da armadilha, esse monitoramento era feito com os frutos já caídos, só que isso era equivocado, pois o fruto já caiu, então a armadilha vem antevendo o ataque e você tem essa previsão”, reforçou Olavo.

A conversa completa você encontra no Fundecitrus Podcast, disponível no nosso canal do YouTube e nas principais plataformas de áudio.

Acesse e ouça:

[emoji áudio] https://pod.link/.../epi.../0a3e337bb23bb743e7381f6ebe680eeb

[emoji vídeo] https://www.youtube.com/watch?v=J-Sf1P00UGg

Tags: