Meteorologia prevê menos chuvas e temperaturas amenas para 2016
O ano de 2016 terá menor quantidade de chuvas e temperaturas mais baixas do que 2015, aproximando-se da normalidade histórica, de acordo com o meteorologista da Somar Celso Oliveira, que esteve no Fundecitrus, nesta terça-feira (12), para apresentar um cenário com as previsões climáticas de 2016. As informações irão ajudar em diversos projetos da instituição.
O motivo apontado pelo meteorologista para a regularidade climática é a ausência do fenômeno El Niño, um dos principais responsáveis pelas chuvas acima da média de 2015. "Em 2016, não ocorrerá os desvios de clima como no ano passado provocados pelo El Niño, portanto as temperaturas e chuvas serão próximas da média", afirma.
A previsão é de clima quente e seco até o final de abril. Em maio, as temperaturas começam a cair e a quantidade de chuvas aumenta. "O ano passado foi atípico, a expectativa é 2016 seja mais regular, inclusive, com um inverno mais frio e menos chuvoso", diz Oliveira.
Segundo o produtor Luis Catapani, que esteve na apresentação, as previsões são favoráveis para a citricultura: "Temperaturas muito altas como as de 2015 provocam a queda dos frutos, portanto se baixarem, conforme previsto, a produção será beneficiada".