Meu fundecitrus

Comunicação

Manejo nutricional é tema do Dia do HLB

O manejo nutricional, a situação do greening na Flórida (EUA) e o monitoramento regional de psilídeos foram alguns dos temas discutidos no VI Dia do Huanglongbing (greening), organizado pelo Centro de Citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis, nesta quinta-feira (14).

Das sete palestras do evento, três abordaram o manejo nutricional, questão polêmica que vem sendo bastante discutida em seminários e no campo. Uma das apresentações foi do pesquisador do Fundecitrus, Renato Beozzo Bassanezi, que mostrou os resultados obtidos nos dois primeiros anos de uma pesquisa que avalia os efeitos da prática sobre o greening e na produção do pomar.

Segundo o pesquisador, houve pouca interferência na produção de plantas infectadas que receberam aplicações de micronutrientes foliares (zinco, manganês e boro), ácido salicílico e fosfito e nitrato de potássio. “O manejo nutricional pouco interferiu na qualidade dos frutos e a severidade e incidência da doença continuaram progredindo no pomar”, disse.

Em outra palestra, o entomologista do Fundecitrus Marcelo Pedreira de Miranda apresentou os resultados da experiência pioneira de monitoramento regional de psilídeos, que ocorre na região Sudoeste do estado de São Paulo.

O projeto agrega cerca de 50 propriedades que realizam inspeções semanais em armadilhas adesivas e geram relatórios com o número de pslídeos capturados e os locais de captura. Os dados são processados pelo Fundecitrus, que entrega um relatório quinzenal aos citricultores com a análise populacional do inseto na região. “As informações ajudam na tomada de decisão sobre as ações de controle da praga, como pulverizações conjuntas entre as propriedades”, afirma Miranda.

Os produtores que desejarem participar de grupos de monitoramento regional de psilídeos nas diversas regiões do estado podem entrar em contato com o Fundecitrus pelo telefone 0800 112155.

Tags: