Manejo do greening é tema de palestra do Fundecitrus para citricultores de Avaí (SP)
Citricultores do município de Avaí (SP) se reuniram, na última quinta-feira (18), para uma palestra sobre o manejo do greening e a importância de ações conjuntas entre produtores vizinhos. O encontro foi realizado na Câmara Municipal e contou com a participação de sete produtores da região e da engenheira-agrônoma da prefeitura Renata Oliveira da Silva.
É nesta época do ano, entre o final do inverno e o início da primavera, que ocorrem os altos registros de captura de psilídeos em armadilhas instaladas nos pomares. Por isso, a atenção do citricultor precisa estar redobrada. “É necessário fazer o que é certo para que o controle do inseto tenha bons resultados no pomar. O greening exige que o controle químico seja feito de forma adequada, com especial atenção aos talhões de borda, respeitando a rotação de modos de ação dos produtos e com a ação conjunta de produtores de uma mesma região. Isso otimiza o controle e evita a migração do inseto entre propriedades”, explica o engenheiro-agrônomo do Fundecitrus Sérgio Nascimento, que apresentou a palestra.
Para auxiliar nesse controle eficaz, o Fundecitrus disponibiliza ferramentas gratuitas para o citricultor. O Alerta Psilídeo, que monitora a incidência do inseto em diversas regiões do cinturão citrícola, é uma delas. “A ferramenta é fundamental para o manejo e serve como um termômetro para indicar o registro de populações e servir de base para medidas conjuntas e regionalizadas”, reforça. Também está à disposição do citricultor o Avalia Psilídeo, que disponibiliza para o setor os resultados dos experimentos de inseticidas em populações do psilídeo de campo de diferentes regiões do cinturão citrícola.